Yannick Delass é Compositor, cantor e guitarrista original de República Democrática do Congo com cidadania são-tomense (São Tomé e Príncipe) o artista sedimentou sua sonoridade plural e aguerrida não só nas suas duas pátrias, mas também em transito pelo Gabão, África do Sul, Indonésia, Cabo Verde e Brasil.


Sua música se caracteriza por uma voz reluzente e ancestral que conflui e se entrelaça com a diversidade melódica e rítmica da África contemporânea. Nascido em 1984 em Kinshasa, capital congolesa onde a riqueza de poucos coexiste com a miséria de muitos, Delass se iniciou na música aos 7 anos em um coral gospel. Exercendo por anos funções como corista, instrumentista e diretor em formações vocais religiosas, o músico ingressa na adolescência no importante conservatório Reveil Du Salut onde se formaria em canto e harmonia. Interessado por sonoridades de diferentes regiões do continente africano,e com especial sensibilidade e habilidade em sintetizar a diversasidade através da sua guitarra e voz, Yannick Delass é convidado a fazer parte do grupo de world music FTR Music. Mas o jovem ficaria pouco tempo.


Com 20 anos se muda para Libreville, no Gabão, onde é convidado a participar de uma homenagem musical à primeira dama do país, Edith Bongo e do álbum do renomado rapper Ozavino. No Gabão o artista emadurece sua consciência política, marca que ficaria impressa para sempre na sua música. Já certo de que sua vida e arte deveria ser traçada em transito pelo mundo, em 2010 chega a São Tomé e Príncipe onde é convidado a integrar a banda da Ilha, África Negra, com Timmy Djone e Pepe Lima, lendas da música são-tomense. Neste período sua música autoral toma forma, culminando no seu primeiro álbum STOP, lançado em 2013. Gravado entre o Gabão, Congo e São Tomé STOP apresenta matrizes de world music com influencias de reggae, r&b, gospel, rumba congolesa e soukous. O álbum o leva a importantes palcos do continente como os do Festival Internacional Cacau Jazz, Festival de 38 Anos da Independência de São Tomé e Príncipe, Concerto Luanda Suava e Frenética, Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe e Festival da Francofonia.


O artista vem a conhecer músicos de diferentes países, sendo convidado a vir ao Brasil. Sua primeira parada é a Bahia onde toca com mestres como Bira Reis, Armandinho, Gerson Silva e Gerônimo.
Em Juiz de Fora (MG) Delass grava em parceria com musico Juliano Botti, Outros Rios, álbum íntimo,
melódico e radicalmente acústico. Seja somente com sua voz e violão ou acompanhado de músicos brasileiros, Yannick Delass vem apresentando sua poética musical e ativista em eventos como Festival de arte Negra (BH), Primeiro Festival do Dia Mundial de Refugiados (São Paulo), VII Fórum Social Mundial de Migração (São Paulo) e o Quinto Festival de Música e Poesia do Migrante (São Paulo), onde foi premiado com o primeiro lugar. Gravado em setembro de 2016 em Minas Gerias com um seleto grupo de músicos, Espoir (Esperança) é o seu terceiro álbum autoral. Transitando com requinte e frescor pelo blues, Jazz, Afrobeat, funk, reggae
e rumba congolesa, Espoir é uma obra transcultural e autobiográfica que reflete as vivências do musico pelas mais diversas regiões. Cantado em francês, português e nos idiomas congoleses Lingala e kikongo, Yannick
Delass, com sua sincopa única no violão e timbre de voz cortante e hipnótico, destila temas como racismo, luta e migração através de um amalgama de ritmos que compõem a sua essência pessoal e sonora.


<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/958171924&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-size: 10px; color: #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/caesarbarbosa" title="Caesar Barbosa" target="_blank" style="color: #cccccc; text-decoration: none;">Caesar Barbosa</a> · <a href="https://soundcloud.com/caesarbarbosa/20200315-yannick-delass-radio" title="RADIO OUVE - #05 -  Yannick Delass" target="_blank" style="color: #cccccc; text-decoration: none;">RADIO OUVE - #05 -  Yannick Delass</a></div>


- Facebook: https://www.facebook.com/yannickdelass/

- Instagram: https://www.instagram.com/yannickdelass/

Deixe seu Comentário